Busca avançada
Ano de início
Entree

Estilo tectonico e geocronologia 40ar59 - ar da deformacao ductil ao longo das zonas de cisalhamentos limitropes dos terrenos da faixa sergipana, ne do brasil.

Processo: 02/02368-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 16 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Elson Paiva de Oliveira
Beneficiário:Mario Neto Cavalcanti de Araujo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Termocronologia   Microtectônica   Geologia estrutural   Geocronologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Datacao 40Ar-39Ar | Geocronologia | Geologia Estrutural | Mecanismos De Deformacao | Microtectonica | Termocronologia

Resumo

Embora a literatura disponível sobre a Faixa Sergipana seja vasta, o principal enfoque diz respeito ao papel das zonas de cisalhamento como limitadoras de segmentos litosféricos, cuja amalgamação ocorreu durante a Orogenia Brasiliana (600 Ma). Poucos são os trabalhos que enfatizam a assinatura microestrutural das rochas miloníticas que caracterizam essas zonas de cisalhamento. O principal objetivo da presente proposta de pós-doutorado é estabelecer a evolução tectonotermal das zonas de cisalhamento a partir de uma abordagem microestrutural e geocronológica. No que diz respeito à investigação geocronológica, o método aplicado será o de aquecimento gradual (step-heating) 40Ar-39Ar em minerais como muscovita, biotita e homblenda (temperaturas de fechamento de 300º, 350º e 480ºC, respectivamente), presentes nas rochas miloníticas e respectivos protólitos. A obtenção de tal informação proporcionará a esse trabalho o delineamento da trajetória termocronológica dos cisalhamentos que entrecortam a Faixa Sergipana, bem como da definição de sua penetratividade como uma estrutura limitante de segmentos crustais, soldados durante a tectônica brasiliana. Os resultados obtidos nesse trabalho, combinados com estudos prévios e em desenvolvimento no Instituto de Geociências da UNICAMP, e outras instituições, possibilitarão a elaboração de um modelo geotectônico para a Faixa Sergipana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, ELSON P.; WINDLEY, BRIAN F.; ARAUJO, MARIO N. C.. The Neoproterozoic Sergipano orogenic belt, NE Brazil: A complete plate tectonic cycle in western Gondwana. Precambrian Research, v. 181, n. 1-4, p. 64-84, . (97/12387-2, 02/02368-0, 02/03085-2, 02/07536-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.