Busca avançada
Ano de início
Entree

Andar livre e adaptativo: controle motor de jovens sob efeito da fadiga e do nivel de atividade fisica

Processo: 09/51272-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Paulo Cezar Rocha dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Fadiga   Atividade física   Controle motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andar | Atividade Fisica | Controle Motor | Envelhecimento | Fadiga | Recuperacao Da Fadiga

Resumo

A fadiga e o nível de atividade física podem interferir no controle motor do andar. O objetivo do estudo será analisar o efeito da fadiga e do nível de atividade física nas variáveis cinemáticas e cinéticas do andar livre e adaptativo em adultos jovens. Participarão 20 adultos jovens distribuídos em 2 grupos: adulto jovens ativos e adulto jovens inativos, caracterizado a partir do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). O protocolo experimental será dividido em dois dias: 1º dia - preenchimento do termo de consentimento e anamnese; aplicação do IPAQ e questionário de fadiga; coletas dos dados referentes à idade, estatura, massa corporal, medidas segmentares dos membros inferiores e porcentagem de gordura corporal; determinação da preferência pedal; 2º dia - preparação do participante para as tarefas; realização da tarefa do andar livre e andar adaptativo; realização do protocolo de contração voluntária máxima; indução da fadiga por meio da tarefa de sentar e levantar; realização da tarefa do andar livre e andar adaptativo; realização do protocolo de contração voluntária máxima. O indivíduo realizará 3 tentativas para cada condição de andar antes e após a IF, não havendo descanso entre elas e após a IF. Os dados cinemáticos serão coletados por duas câmeras digitais, sendo os procedimentos de medição e reconstrução tridimensional realizados no software Dvideow. Os parâmetros cinéticos serão captados por duas plataformas de força de reação do solo. As variáveis espaciais, temporais, angulares e das curvas força-tempo normalizadas do andar livre e adaptativo serão analisadas por meio da estatística descritiva, análises de multivariância e intervalos de confianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBIERI, FABIO AUGUSTO; ROCHA DOS SANTOS, PAULO CEZAR; VITORIO, RODRIGO; VAN DIEEN, JAAP H.; BUCKEN GOBBI, LILIAN TERESA. Effect of muscle fatigue and physical activity level in motor control of the gait of young adults. GAIT & POSTURE, v. 38, n. 4, p. 702-707, . (09/51272-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.