Busca avançada
Ano de início
Entree

Amplificação do genoma mitocondrial completo de espécies da sub-ordem Brachycera (Diptera: Hexapoda) por PCR de longa extensão: perspectivas para a filogenia molecular

Processo: 10/09961-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Carolina Martins Junqueira
Beneficiário:Daniel Fernando Paulo
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diptera   Brachycera   Filogenia   Amplificação de genes   DNA mitocondrial   PCR de longa extensão

Resumo

A ordem Diptera representa cerca de 12% da diversidade animal descrita. Dentre as questões controversas sobre a filogenia de dípteros, uma das mais intrigantes reside nas relações de Schizophora, um clado da sub-ordem Brachycera que inclui dípteros muscóideos, consistindo na maior radiação de insetos do período Terciário. Até o momento, estudos moleculares não endereçaram apropriadamente as relações evolutivas dos subgrupos de Brachycera. Inserido em um estudo mais amplo, este projeto tem como objetivo padronizar e otimizar reações de PCR de longa extensão (long-PCR) do DNA mitocondrial (mtDNA) para uma ampla diversidade de dípteros muscóideos. Através do long-PCR pretende-se amplificar o genoma mitocondrial completo em poucos amplicons, associando, futuramente, esta técnica ao pirosequenciamento em plataforma 454. Esta abordagem pode colaborar para o futuro da mitogenômica de insetos em grande escala. Em primeira instância, pretende-se criar um banco de mtDNA para espécies de dípteros, permitindo a associação da informação genética a dados morfológicos, ecológicos e geográficos de amostras coletadas e espécimes preservados em coleções entomológicas. Futuramente, como continuidade deste projeto, as sequências completas obtidas serão empregadas na filogenia e evolução molecular, permitindo a análise dos genes mitocondriais num contexto comparativo amplo. Propõe-se, ainda, a amplificação por PCR convencional e sequenciamento da subunidade mitocondrial 16S do rRNA (rrnl) de amostras de Brachycera selecionadas, visando a caracterização deste marcador para análises de divergências antigas em Diptera. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNQUEIRA, ANA CAROLINA M.; AZEREDO-ESPIN, ANA MARIA L.; PAULO, DANIEL F.; MARINHO, MARCO ANTONIO T.; TOMSHO, LYNN P.; DRAUTZ-MOSES, DANIELA I.; PURBOJATI, RIKKY W.; RATAN, AAKROSH; SCHUSTER, STEPHAN C. Large-scale mitogenomics enables insights into Schizophora (Diptera) radiation and population diversity. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, FEB 25 2016. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.