Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação continuada de professores: a leitura do texto literário

Processo: 02/04170-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Najela Tavares Ujiie
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de leitores   Literatura   Formação de professores   Leitura

Resumo

Trata-se de uma pesquisa em ação que tem por objetivo diagnosticado ensino da leitura do texto literário em uma escola de séries iniciais da rede pública estadual. Após o diagnostico a pesquisa propõe: uma reflexão sistemática junto ao corpo docente debatendo e explicitando o papel da leitura do texto literário na escola; a análise dos textos literários inseridos no livro didático; a revisão básica de conteúdos visando auxiliar educadores no uso de diversos tipos de textos e estratégias para formação do aluno/leitor; a produção coletiva de conhecimentos que possam subsidiar a qualificação da prática pedagógica dos professores da E.E. Prof. Ivo Garrido, de modo que se consiga formar professores, alunos e pais leitores melhorando neste sentido, a qualidade do Ensino Público e da vida desta comunidade. (AU)