Busca avançada
Ano de início
Entree

A recepção de A Roupa Nova do Imperador, de H. C. Andersen, na quarta série do ensino fundamental de duas escolas públicas do oeste paulista

Processo: 08/52122-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Amanda Carla Minca Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Literatura infantojuvenil   Recepção (comunicação)

Resumo

A pesquisa, inserida no Projeto Internacional "Literatura na escola: espaços e contextos - a realidade brasileira e portuguesa", financiado desde dezembro de 2006 pela FAPESP e pelo CNPQ, tem por objetivo principal investigar a questão do letramento literário no contexto da escola pública paulista, concentrando-se num estudo de caso sobre a recepção da narrativa A Roupa Nova do Imperador, do precursor da literatura infantil Hans Christian Andersen, por leitores de 4ª série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Presidente Prudente, uma delas localizada na região central da cidade e a outra em bairro periférico. Considerando-se a contribuição significativa que a leitura de narrativas literárias pode oferecer para a formação de leitores e a necessidade de compreender esse fenômeno para uma didática da literatura eficiente, pretende-se pesquisar, de uma perspectiva qualitativa, o processo da feitura dos estudantes, descrevendo e sondando os níveis de identificação e rejeição dos sujeitos-leitores em relação à ficção; seu grau de compreensão da narrativa, abordada segundo os diferentes elementos que a estruturam; o atendimento e a ruptura dos horizontes de expectativas dos leitores quanto à linguagem e as várias esferas de representação inseridas na obra; a proposição de sentidos para o texto literário, dos mais denotativos aos mais conotativos. Para alcançar os objetivos propostos, serão analisados: a narrativa A Roupa Nova do Imperador; sua bibliografia crítica; questionários socioeconômico-culturais de alunos e professores das duas escolas. (AU)