Busca avançada
Ano de início
Entree

Do poliglotismo apostolico a pratica : o discurso de frei mariano de bagnaia e a pratica missionaria capuchinha no seculo xix.

Processo: 04/08191-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Marta Rosa Amoroso
Beneficiário:Leandro Lanfredi de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe fazer um primeiro esforço de construção etnográfica de uma atividade missionária, ainda não estudada, através do discurso do missionário, Frei Mariano de Bagnaia da Ordem Menor Capuchinha. Este missionário legou um amplo corpus documental que ainda permanece inédito. O discurso contido neste corpus se apresenta como uma via de acesso privilegiado a uma prática ainda pouco conhecida, a prática dos aldeamentos e indigenismo no século XIX. Sua vida e este corpus documental legado podem possivelmente responder questões de interesse a etnologia, à antropologia em geral, à história dos índios e do indigenismo, particularmente no que toca o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, onde atuou, principalmente, frente a populações Kiniquináo, Terena, Guaná, Guató, Mbayá e Kaingang, mas também travou contato com Kadiwéu, Kaiapó, Bororo e Xavante. (AU)