Busca avançada
Ano de início
Entree

Vias de sinalização do receptor GPR43 envolvidas na migração de neutrófilos in vitro e modelo experimental de doença periodontal

Processo: 10/07630-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Marco Aurélio Ramirez Vinolo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02963-2 - Modulação da inflamação e resistência à insulina pelos ácidos graxos ômega-3 e palmitoleato, AP.TEM
Assunto(s):Doenças periodontais   Ácidos graxos voláteis   Inflamação   Quimiotaxia   Neutrófilos

Resumo

O receptor GPR43 pertence à família de receptores acoplados a proteína G e tem como particularidade o fato de ser ativado por ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e ser expresso em leucócitos, principalmente, neutrófilos. Apesar de comprovado o envolvimento do receptor GPR43 no efeito quimiotático dos AGCC em neutrófilos e da sua participação no recrutamento de neutrófilos em condições inflamatórias como doença inflamatória intestinal e artrite reumatóide, pouco se sabe a respeito dos mecanismos intracelulares envolvidos e da sua relevância em doenças infecciosas causadas por bactérias anaeróbias (produtoras de AGCC) como, por exemplo, as doenças periodontais. Levando-se este fato em consideração, nos propomos a avaliar in vitro as vias da fosfatidilinositol-3 quinase (PI3K) e proteínas quinases ativadas por mitógenos (MAPK) em neutrófilos após ativação do receptor GPR43 por AGCC (acetato, propionato e butirato) e fenilacetamida (agonista sintético). Também será estudada a importância das vias mencionadas na quimiotaxia de neutrófilos pelo uso de inibidores seletivos das mesmas. Estudaremos em animais condicionalmente knockouts para o receptor GPR43, a relevância desse receptor no processo inflamatório em modelo de doença periodontal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, VANESSA; MAGGIO DE CASTRO SOUTO, POLLYANA CRISTINA; RAMIREZ VINOLO, MARCO AURELIO; LOMONTE, BRUNO; GUTIERREZ, JOSE MARIA; CURI, RUI; TEIXEIRA, CATARINA. A catalytically-inactive snake venom Lys49 phospholipase A(2) homolog induces expression of cyclooxygenase-2 and production of prostaglandins through selected signaling pathways in macrophages. European Journal of Pharmacology, v. 708, n. 1-3, p. 68-79, MAY 15 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.