Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de doses efetivas mínimas de paclitaxel e 5-aza-2'-deoxicitidina sobre a função das células dendríticas humanas e sobre a imunogenicidade das células de câncer colorretal

Processo: 09/18434-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ramon Kaneno
Beneficiário:Mariana de Souza Nars
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cólon   Células dendríticas   Neoplasias   Paclitaxel   Imunoterapia

Resumo

Células dendríticas (DCs) são encontradas nas lesões tumorais, mas seus níveis locais e sistêmicos podem ser acentuadamente reduzidos em pacientes com câncer. A imunoterapia parece constituir uma alternativa promissora para reduzir a ocorrência de recidivas e a associação de vacinas com a quimioterapia é uma alternativa que possibilitaria a estimulação da resposta imune, ao mesmo tempo em que as células tumorais sofreriam os efeitos dos agentes quimioterápicos. Um dos problemas de tal associação é que a aplicação dos agentes antineoplásicos no regime convencional de dose máxima tolerável pode provocar prejuízo à resposta imune. Drogas antineoplásicas utilizadas em baixas doses e administradas com maior freqüência mostram-se eficientes e com menor incidência de efeitos colaterais. Estudos prévios do grupo indicam que concentrações ultra baixas de paclitaxel (PAC) ou 5-aza-2-dioxicitidina (AZA) modulam positivamente as funções das DCs, o que pode representar uma nova abordagem no aprimoramento da atividade funcional dessas células, aumentando a eficácia de protocolos de vacinas baseados em DCs. Apesar dos resultados obtidos com concentrações ultra baixas de diferentes agentes sobre as DCs humanas e murinas, não há descrição sobre o efeito de concentrações mínimas efetivas (DEM), mais próximas daquelas usadas na terapia metronômica. Deste modo, nosso objetivo é avaliar o efeito das DEM de PAC e AZA sobre as funções de DCs humanas e sobre a imunogenicidade de células de câncer colorretal humano. Assim, DCs serão sensibilizadas com lisatos de células HCT-116 pré tratadas com as drogas e avaliadas quanto à capacidade de estimular linfócitos T alogênicos (MLR) e de induzir a geração de células T citotóxicas específicas (CTL). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARS, MARIANA S.; KANENO, RAMON. Immunomodulatory effects of low dose chemotherapy and perspectives of its combination with immunotherapy. International Journal of Cancer, v. 132, n. 11, p. 2471-2478, JUN 1 2013. Citações Web of Science: 50.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.