Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos cineticos da enzima diidroorotato desidrogenase de leishmania major.

Processo: 04/14407-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nonato
Beneficiário:Patrícia Rosa Feliciano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14583-0 - Desenho racional de inibidores contra DHODH (diidroorotato desidrogenase): aplicações no tratamento da Doença de Chagas e no combate à praga do amarelinho, AP.JP
Assunto(s):Cinética enzimática   Leishmaniose   Purificação

Resumo

O presente projeto visa a expressão, purificação e estudos cinéticos da enzima diidroorotato desidrogenase de Leishmania major (LmDHODH). A Leishmania major é um dos protozoários parasitas flagelados responsáveis pela Leishmaniose, uma doença que afeta 88 países distribuídos em 4 continentes (África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul) e causa um risco a 350 milhões de pessoas. A enzima diidroorotato desidrogenase (DHODH) pertence à via de síntese de novo de nucleotídeos de pirimidinas, catalisando a oxidação da molécula L-diidroorotato em orotato, através de um mecanismo dependente de FMN (flavina mononucleotídeo) e receptores de elétrons. Nucleotídeos de pirimidina são essenciais para os ácidos nucléicos, metabolismo, em mecanismos de ativação de açúcar em glicosilação pós-traducional de proteínas e lipídeos e para a biossíntese de fosfolipídeos. Esforços recentes no desenvolvimento de drogas "antipirimidinas" com atividade anti-inflamatória, imunosupressora, antiproliferativa e antiparasitária tem focado a enzima DHODH como alvo promissor na tentativa de reduzir o nível intracelular de nucleotídeos de pirimidina. Dentro deste contexto, os estudos aqui propostos constituem o primeiro passo para a caracterização bioquímica e cinética da LmDHODH, fornecendo assim valiosas informações para o desenvolvimento de futuros inibidores específicos, como uma importante ferramenta no combate a Leishmaniose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, RENATA A. G.; CALIL, FELIPE ANTUNES; FELICIANO, PATRICIA ROSA; PINHEIRO, MATHEUS PINTO; NONATO, M. CRISTINA. The dihydroorotate dehydrogenases: Past and present. Archives of Biochemistry and Biophysics, v. 632, n. SI, p. 175-191, OCT 15 2017. Citações Web of Science: 16.
CORDEIRO, ARTUR T.; FELICIANO, PATRICIA R.; PINHEIRO, MATHEUS P.; CRISTINA NONATO, M. Crystal structure of dihydroorotate dehydrogenase from Leishmania major. Biochimie, v. 94, n. 8, p. 1739-1748, AUG 2012. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.