Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de situações domésticas de violações dos direitos do idoso no município de Botucatu

Processo: 05/60684-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Rodolfo Franco Puttini
Beneficiário:Andrea Faria da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Direito do idoso   Saúde do idoso   Ética familiar   Violência doméstica   Relações interpessoais   Botucatu (SP)

Resumo

Este projeto é uma demonstração de preocupação com a parcela da população que mais cresce no país - a terceira idade. Ele é um sub-projeto do projeto "Seguimento da população idosa do município de Botucatu (SP)", já aprovado para financiamento na FAPESP sob n.º 2005/02510-0, e no Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu. O presente projeto é parte instrumental do projeto maior, que servirá de apoio qualitativo e de complementaridade de informação e dados neste inquérito domiciliar. Como instrumento será utilizado um questionário domiciliar e, em caso de indícios de transgressão da ética do cuidado do idoso, um outro questionário, mais completo, será aplicado no momento da consulta médica do idoso a ser realizada no Centro de Saúde Escola de Botucatu. O projeto tem por objetivos principais o estudo sobre a qualidade do relacionamento do idosos com familiares/cuidadores procurando identificar possíveis casos de maus-tratos. Além disso, busca o conhecimento sobre a associação entre violência doméstica contra o idoso no ambiente domiciliar e fatores sócio-econômicos. As respostas dos questionários serão analisadas qualitativamente e os indícios de violência separados por categorias, segundo o Ministério da Saúde, que são: a-) violência física; b-) violência psicológica; c-) negligência; d-) violência sexual. Por fim, os resultados serão publicados em forma de artigo. (AU)