Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da transferência de calor em leito fixo empacotado com bagaço de cana-de-açúcar e percolado por ar

Processo: 06/57238-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:João Cláudio Thoméo
Beneficiário:Fernanda Perpétua Casciatori
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leito fixo   Bagaço de cana-de-açúcar   Transferência de calor

Resumo

Propõe-se neste projeto estudar a transferência de calor em um leito fixo empacotado com bagaço de cana-de-açúcar e percolado por ar, a fim de determinar a distribuição de temperatura no interior do leito e estimar os coeficientes térmicos do sistema. O projeto consiste de uma parte experimental, que compreende a montagem do equipamento, a realização de testes preliminares e os ensaios definitivos, e de uma parte de estimativa dos parâmetros térmicos a partir dos dados experimentais. As variáveis de interesse serão vazão e umidade do ar de percolação, umidade do meio poroso e altura de leito. A realização do projeto possibilitará maior compreensão dos fenômenos térmicos em leitos empacotados com recheios fibrosos, e fornecerá parâmetros de projeto a sistemas reacionais que empreguem esta matriz porosa. A escolha da fibra do bagaço de cana foi devida à abundância do material e à possibilidade de empregá-la como suporte de substratos em reatores de Fermentação em Estado Sólido (FES). Sabendo-se que em processos fermentativos a temperatura desempenha papel crucial na cinética da reação, a previsão do campo de temperatura no interior do reator é fundamental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASCIATORI, FERNANDA PERPETUA; LAURENTINO, CARMEM LUCIA; LEAL DA COSTA, KAREN KRISTHINE; CASCIATORI, PRISCILA APARECIDA; THOMEO, JOAO CLAUDIO. HYGROSCOPIC PROPERTIES OF ORANGE PULP AND PEEL. JOURNAL OF FOOD PROCESS ENGINEERING, v. 36, n. 6, p. 803-810, DEC 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.