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Subsídios para avaliação do impacto das emissões veiculares na saúde da população da Região Metropolitana de São Paulo

Processo: 06/06130-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Andrade
Beneficiário:Leila Droprinchinski Martins
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química atmosférica   Modelagem   Qualidade do ar

Resumo

Este projeto de pós-doutorado visa adaptar e fornecer subsídios para a utilização da modelagem de qualidade do ar como uma ferramenta para a avaliação do impacto da poluição à saúde, tendo como foco a mega cidade constituída pela Região Metropolitana de São Paulo. Isto é, visa à preparação de uma plataforma onde os módulos de emissão, quantificações dos poluentes, previsão do comportamento dos poluentes e impactos à saúde estejam integrados em um mesmo conjunto. O modelo que será utilizado é o modelo Weather Research and Forecasting atmospheric Chemistry – WRF-Chem. Para as condições iniciais químicas e meteorológicas, dados da rede automática da CETESB e as re-análises do NCEP serão utilizados. Para as emissões será utilizada como base o inventário oficial de emissões da CETESB e também dados provenientes de medidas de concentração e fatores de emissão de diversos gases (CO, NOx, COVs), obtidos de medidas realizadas dentro de túneis em São Paulo. A validação será realizada comparando as concentrações dos poluentes simulados com os monitorados pela rede da CETESB, e também com os dados obtidos das sondagens de ozônio, realizada na RMSP, como parte do projeto de Políticas Públicas: Modelos de Qualidade do Ar Fotoquímicos (Processo 03/06414-0). Como resultado espera-se obter modelos de qualidade do ar que possam ser utilizados para diversas finalidades, dentre as quais a estimativa do impacto de diferentes cenários de contribuições veiculares na saúde humana e a valoração econômica do impacto da poluição na saúde. Desta forma, a análise dos efeitos à saúde humana promovida pelas concentrações estimadas será realizada em 3 etapas e utilizando 3 diferentes formas de avaliação do problema. Primeiramente, será caracterizado o problema e avaliado se há algum sinal dose/efeito. Na seqüência os efeitos em termos de morbidade e mortalidade, serão estimados utilizando coeficientes concentração/resposta obtidos em estudos de exposição de curta duração. Finalmente, o problema será avaliado do ponto de vista espacial, ou seja, serão utilizados dados de mortalidade e morbidade, obtidos nas bases de dados da Secretaria Municipal da Saúde, para verificar se as áreas de maior concentração de poluição apresentam maiores índices de doenças cardio-respiratórias. Essa etapa do trabalho será realizada em colaboração com o grupo do Dr. Paulo H.N. Saldiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.