Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento e aspectos ecológicos de ácaros (Acari, Arachnida) de importância agrícola, em seringueiras cultivadas (Hevea Brasiliensis Muell. Arg. Euphorbiaceae) na região noroeste do estado de São Paulo

Processo: 00/05475-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Reinaldo José Fazzio Feres
Beneficiário:Marcos Roberto Bellini
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Acari   Ácaros parasitos de plantas   Biodiversidade   Zoologia (classificação)   Ecologia animal

Resumo

Os ácaros (Acari, Arachnida) são um dos grupos de artrópodos mais ricos em espécies e com hábitos alimentares mais diversificados. Pouco se conhece sobre a ecologia dos ácaros fitófagos e predadores. O estudo dos padrões de abundância e de diversidade em comunidades de ácaros pode tornar possível um melhor manejo das espécies pragas, através da re-alteração proposital de componentes bióticos de agroecossistemas e sistemas adjacentes, visando favorecera ação de inimigos naturais nativos. Além disso, devido a crescente destruição de habitats, principalmente nos trópicos, muitas espécies de ácaros podem estar sendo extintas antes mesmo de serem catalogadas. Este projeto propõe a realização de estudos de campo para obter novas informações sobre a biodiversidade de ácaros e alguns aspectos ecológicos, como a diversidade e padrão de ocorrência sazonal, em três diferentes áreas de cultivo de seringueiras (Hevea brasiliensis). Os trabalhos a serem aqui conduzidos fazem parte do projeto "Diversidade de ácaros de importância agrícola e outros artrópodos a eles associados no Estado de São Paulo", aprovado no programa BIOTA. FAPESP (Proc. n. 1998/7099-0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS R. BELLINI; REINALDO J.F. FERES; RENATO BUOSI. Ácaros (Acari) de seringueira (Hevea brasiliensis Muell. Arg., Euphorbiaceae) e de euforbiáceas espontâneas no interior dos cultivos. Neotropical Entomology, v. 37, n. 4, p. 463-471, Ago. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.