Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de frequência cardíaca e sua variabilidade em exercício físico dinâmico resistido no supino inclinado em pacientes com doença arterial coronariana

Processo: 06/53414-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Audrey Borghi e Silva
Beneficiário:Heloisa Giangrossi Machado Vidotti
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Frequência cardíaca

Resumo

A variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) tem sido em método muito utilizado para avaliar a resposta autonômica do coração, bem como na prescrição da intensidade de exercícios aeróbios. No entanto, as respostas da FC e de sua variabilidade durante o exercido físico resistido não tem sido bem explorado na literatura. O presente estudo terá como objetivo avaliar diferentes percentuais de incremento de carga utilizando a resposta da FC e sua VFC como ferramenta na prescrição da intensidade de treinamento resistido, em protocolo de supino inclinado em pacientes com doença arterial coronariana. Para tanto, serão avaliados os pacientes do sexo masculino, com diagnóstico clínico de DAC, com pelo menos 12 meses após o evento agudo (infarto agudo do miocárdio) ou após 6 meses de pós-operatório de revascularização do miocárdio, com período de 6 meses em programa de exercício físico aeróbio e capacidade funcional maior que 7,5 mets. O protocolo experimental consistirá da coleta de dados em três etapas: a avaliação da VFC na condição de repouso, o teste de 1 RM e o teste de esforço físico dinâmico resistido em degraus descontínuos, no qual serão avaliados a FC e a VFC nos diferentes percentuais da RM. Dessa forma, as perspectivas deste trabalho se resumem na tentativa de, por meio desta metodologia, adequar a prescrição de treinamentos resistidos para a reabilitação de pacientes com DAC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO-VIDOTTI, HELOISA G.; MENDES, RENATA G.; SIMOES, RODRIGO P.; CASTELLO-SIMOES, VIVIANE; CATAI, APARECIDA M.; BORGHI-SILVA, AUDREY. Cardiac autonomic responses during upper versus lower limb resistance exercise in healthy elderly men. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 18, n. 1, p. 9-18, JAN-FEB 2014. Citações Web of Science: 16.
MACHADO, H. G.; SIMOES, R. P.; MENDES, R. G.; CASTELLO, V.; DI THOMMAZO, L.; ALMEIDA, L. B.; LOPES, S. L. B.; CATAI, A. M.; BORGHI-SILVA, A. Cardiac autonomic modulation during progressive upper limb exercise by patients with coronary artery disease. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 12, p. 1276-1284, DEC 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.