Busca avançada
Ano de início
Entree

Genética e genômica na atenção básica à saúde: necessidade de saúde atual

Processo: 09/16426-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Marcondes Carvalho Junior
Beneficiário:Luis Carlos Lopes Junior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Competência profissional   Saúde da família   Genética   Genômica

Resumo

Introdução: Os defeitos congênitos vêm apresentando relevância crescente para saúde pública. As causas infecciosas como responsáveis pela taxa total de óbitos na infância vêm decaindo, resultando no aumento da proporção de mortes atribuíveis aos defeitos congênitos, passando de quinta para a segunda causa de mortalidade infantil no Brasil entre os anos de 1980 e 2000. Com o intuito de organizar uma rede que atenda a essas necessidades, o Ministério da Saúde editou a Portaria GM/MS nº 81, de 20 jan/2009 que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica que será constituída em dois níveis: Atenção Básica e Especializada. Ressalta-se a importância da atenção básica no processo de estruturação desta rede; que pode incorporar estratégias cruciais para a prevenção dos doenças genéticas. Justificativa: frente à transição observada nos indicadores de saúde, referentes à questão da morbimortalidade infantil, em muitas nações em desenvolvimento, fica explícito que a assistência e a prevenção das doenças genéticas precisam ser reconhecidas como uma necessidade de saúde atual. Objetivo: conhecer a formação em genética e levantar o conhecimento dos profissionais, médicos e enfermeiros, que atuam na Estratégia Saúde da Família, em relação às propostas da recente Política. Método: O estudo propõe uma pesquisa de campo, de caráter descritivo com abordagem quantitativa, cuja população compreende 30 profissionais médicos e 30 enfermeiros das 30 ESFs da cidade de Marília, SP, aos quais serão aplicados um questionário composto por perguntas fechadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES-JUNIOR, LUIS CARLOS; CARVALHO JUNIOR, PAULO MARCONDES; DE FARIA FERRAZ, VICTOR EVANGELISTA; NASCIMENTO, LUCILA CASTANHEIRA; VAN RIPER, MARCIA; FLORIA-SANTOS, MILENA. Genetic education, knowledge and experiences between nurses and physicians in primary care in Brazil: A cross-sectional study. NURSING & HEALTH SCIENCES, v. 19, n. 1, p. 66-74, MAR 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.