Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes teores de nitrogenio nao proteico na dieta de vacas em lactacao sobre composicao do leite, caseina e qualidade do queijo.

Processo: 04/09820-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Flavio dos Santos Ikeda
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caseínas

Resumo

Os objetivos gerais do presente projeto de pesquisa são os de avaliar o efeito de níveis crescentes de nitrogênio não protéico, pelo uso da uréia na alimentação de vacas leiteiras, sobre a composição do leite, composição da proteína do leite, assim como determinar o seu impacto sobre a qualidade e o rendimento de fabricação de queijo. Para tanto, serão utilizadas 9 vacas em lactação em delineamento experimental em quadrado latino 3x3, com 3 tratamentos, 3 períodos e 3 quadrados. Os tratamentos são: Tratamento 1 (controle): dieta formulada para suprir 100% das exigências do NRC (2001) em termos de PB, PDR, PNDR, utilizando farelo de soja como principal fonte protéica e cana como volumoso; Tratamento 2 (): dieta formulada para suprir 100% das exigências do NRC (2001) em termos de PB, com a inclusão de 0.75 % de uréia, mantendo-se o mesmo nível de proteína bruta da dieta controle; e Tratamento 3 (: dieta formulada para suprir 100% das exigências do NRC (2001) em termos de PB, PDR, PNDR, com a inclusão de 1,50 % de uréia, mantendo-se o mesmo nível de proteína bruta da dieta controle. Vide resumo completo no projeto em anexo. (AU)