Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronizacao de metodologia para extracao de dna de comunidade microbiana e deteccao de microrganismos por pcr grupo-especifico a partir de amostras de agua associadas a acumulacoes de petroleo.

Processo: 02/08365-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Valeria Maia Merzel
Beneficiário:Vivian Christiane Zoia Goncalves
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade microbiana

Resumo

O emprego de técnicas moleculares em estudos de comunidades microbianas, as quais envolvem o isolamento direto de DNA a partir de amostras ambientais; a amplificação de genes-conservados pela técnica de PCR e a análise de seqüências de rDNA 16S, tem demonstrado resultados promissores em ecologia microbiana, uma vez que permite identificar organismos de ambientes naturais sem a necessidade de cultivo dos mesmos. A detecção de microrganismos com potencial para biodeterioração, biodegradação e biocorrosão encontrados em depósitos petrolíferos é de grande importância na medida em que estes organismos podem estar relacionados com a perda da qualidade do petróleo nos reservatórios e etapas subseqüentes de exploração (extração, armazenamento e refino). O presente trabalho tem como objetivos a padronização da metodologia para extração e purificação de DNA de comunidade a partir de amostras de água de formação provenientes de depósitos petrolíferos da bacia de Campos (RJ); bem como a utilização de diferentes primers para detecção por PCR de grupos específicos de microrganismos, descritos na literatura como sendo comuns nestes ambientes. A determinação dos grupos taxonômicos presentes nas amostras, empregando-se primers específicos em reações de PCR, permitirá ainda inferir sobre a fisiologia dos mesmos e direcionar o isolamento seletivo futuro destes microrganismos empregando-se meios de cultivo adequados. (AU)