Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da superfície de fibras de carbono após tratamentos a plasma por descarga de barreira dielétrica (DBD)

Processo: 09/13843-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Leide Lili Gonçalves da Silva Kostov
Beneficiário:Alberto Lima Santos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03714-3 - Tratamento interfacial de compósitos termoplásticos e de carbono vítreo através de técnicas assistidas por plasma para aplicações aeroespacial, eletroquímica e biomédica, AP.JP
Assunto(s):Materiais compósitos   Fibra de carbono   Plasma (microeletrônica)

Resumo

Este projeto refere-se ao tratamento da fibra de carbono utilizada na obtenção dos compósitos termoplásticos através de técnicas assistidas por plasma para aplicações aeroespacial. O tratamento a ser empregado é a Descarga Elétrica com Barreira Dielétrica (DBD) que é realizado em pressão atmosférica, envolvendo menores energias. Após o tratamento é realizada a caracterização das amostras tratadas e não tratadas para efeito de comparação e também para verificar qual tratamento foi mais eficaz na obtenção de melhores propriedades físico-químicas dos compósitos termoplásticos. Para a caracterização da fibra poderão ser utilizadas algumas técnicas, tais como: microscopia eletrônica de varredura para análise da morfologia superficial; espectroscopia Raman que permite a análise de diferentes formas cristalinas e amorfas da fibra de carbono, medidas de ângulo de contato para a determinação da molhabilidade e adesão da superfície e ensaios de tração para verificar a resistência mecânica da fibra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA MONTE VIDAL, DIELLY CAVALCANTI; SANTOS, ALBERTO LIMA; KOSTOV, KONSTANTIN GEORGIEV; GONCALVES DA SILVA, LEIDE LILI. An Evaluation of the Dielectric Barrier Discharge Treatment on the Mechanical, Structural and Morphological Properties of Carbon Fibers. JOURNAL OF AEROSPACE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT, v. 10, 2018. Citações Web of Science: 1.
SANTOS, ALBERTO LIMA; BOTELHO, EDSON COCCHIERI; KOSTOV, KONSTANTIN G.; NASCENTE, PEDRO A. P.; DA SILVA, LEIDE LILI G. Atmospheric Plasma Treatment of Carbon Fibers for Enhancement of Their Adhesion Properties. IEEE TRANSACTIONS ON PLASMA SCIENCE, v. 41, n. 2, p. 319-324, FEB 2013. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.