Busca avançada
Ano de início
Entree

O sistema "iro2/nio" preparado pelo processo "sol-gel" como material eletrodico em dispositvos armazenadores de energia.

Processo: 00/03968-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Tânia Aparecida Farias Lassali
Beneficiário:Daphine Andresa Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise   Dióxido de estanho

Resumo

No presente projeto de pesquisa serão estudadas a influências dos parâmetros de preparo de filmes de óxido de estanho preparados pelo método de decomposição térmica de precursores poliméricos, chamado processo Pechini, e a relação destes parâmetros com o tempo de vida útil dos eletrodos. As variáveis relacionadas com o processo de preparação dos filmes a serem estudadas serão: porcentagem de dopagem com antimônio; atmosfera de calcinação; espessura de depósito e temperatura de calcinação. A caracterização estrutural e morfológica dos eletrodos será feita pelas técnicas de Difração de raios-x e Microscopia Eletrônica de Varredura e, a composição e homogeneidade química dos filmes será avaliada por Espectrometria de Energia Dispersiva. As propriedades eletroquímicas dos diversos eletrodos pelas técnicas de voltametria cíclica e cronopotenciometria. Os resultados obtidos permitirão avaliar a viabilidade de utilização destes materiais como eletrodos em diferentes processos de importância em eletrocatálise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)