Busca avançada
Ano de início
Entree

Posturas de trabalho de estudantes de odontologia: Análise Ergonômica pelos métodos OWAS e RULA

Processo: 09/17145-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
Beneficiário:Gabriela Scatimburgo Polli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Prevenção

Resumo

Propõe-se observar a associação do alto risco de desenvolvimento de desordens músculo-esqueléticas nos membros superiores dos graduandos de Odontologia, já constatado pelo projeto inicial, por meio do método RULA, com a observância dos requisitos de postura ergonômica a eles ensinados no decorrer de sua formação profissional. Serão avaliados os alunos do projeto original, matriculados no último ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara, fotografados durante a execução de diversos procedimentos clínicos no período de 6 meses, na Clínica Integrada, totalizando 283 procedimentos. O registro das posturas será por meio de fotografias, as mesmas obtidas no projeto inicial. As posturas de trabalho adotadas por cada estudante na sua atuação como "operador" serão classificadas em adequada, parcialmente adequada e inadequada segundo os requisitos necessários para obtenção de postura ergonômica, bem como serão avaliadas por meio da metodologia RULA (Rapid Upper Limb Assessment). As fotografias dos alunos, realizando os diferentes procedimentos clínicos serão analisadas. A cada procedimento realizado será atribuído um escore final de risco do RULA e uma pontuação final para a postura de trabalho em função dos requisitos ergonômicos. Será realizada estatística descritiva. As associações de interesse serão estudadas pelo Teste de qui-quadrado. O nível de significância a ser adotado será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NORDI SASSO GARCIA, PATRICIA PETROMILLI; POLLI, GABRIELA SCATIMBURGO; DUARTE BONINI CAMPOS, JULIANA ALVARES. Working postures of dental students: ergonomic analysis using the Ovako Working Analysis System and Rapid Upper Limb Assessment. Medicina del Lavoro, v. 104, n. 6, p. 440-447, NOV-DEC 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.