Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Papel biológico do domínio desintegrina de uma ADAM (a Desintegrin And Metalloproteinase) humana

Processo: 04/06986-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo
Beneficiário:Márcia Regina Cominetti
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14138-2 - Center for Structural Molecular Biotechnology, AP.CEPID
Assunto(s):Adesão celular   Proliferação celular

Resumo

Este projeto visa o estudo do papei biológico do domínio desintegrina da ADAM 9 nos processos de expressão de citocinas, adesão e proliferação celular. As ADAMs (A Disintegrin And Metalloprotease) são proteínas que apresentam os domínios citoplasmático, transmembrana, EGF-like, rico em cisteína, desintegrina, metaloprotease, pró-domínio e peptídeo sinal. Elas possuem funções importantes em muitos processos fisiológicos, participando da clivagem de ectodomínios de proteínas de membrana, fertilização, fusão de mioblastos, migração, proliferação e sobrevivência celular, entre outros processos. Desta forma, estudos relacionados as ADAMs são de grande importância para o entendimento de detalhes de seu funcionamento e para a resposta de algumas questões ainda não elucidadas sobre estas proteínas, tais como a especificidade de substratos, os reguladores fisiológicos que as ativam ou inibem e de que maneira as atividades proteolíticas, adesivas ou sinalizadoras destas proteínas são reguladas em resposta a estímulos fisiológicos ou patológicos. A participação das ADAMs em doenças como câncer e formação de metástases, hipertrofia cardíaca, infecções bacterianas, artrite reumatóide e asma, justifica o estudo detalhado da função destas proteínas como ferramentas terapêuticas e em estudos para a produção de inibidores destas moléculas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUAGLIOTTI DURIGAN, JOAO LUIZ; PEVIANI, SABRINA MESSA; RUSSO, THIAGO LUIZ; DELFINO, GABRIEL BORGES; RIBEIRO, JULIANA UEMA; COMINETTI, MARCIA REGINA; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO; SALVINI, TANIA FATIMA. Effects of alternagin-C from Bothrops alternatus on gene expression and activity of metalloproteinases in regenerating skeletal muscle. Toxicon, v. 52, n. 6, p. 687-694, NOV 2008. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.