Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacao genetica, distribuicao ontogenetica e tecidual das exopeptidases de polistes versicolor (hymenoptera: vespidae).

Processo: 98/05684-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Del Lama
Beneficiário:Kátia Maria Ferreira
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Isoenzimas   Distribuição tecidual   Exopeptidases   Variação genética

Resumo

Este estudo está sendo proposto no sentido de caracterizar geneticamente as exopeptidases de polistes versicolor. Esta caracterização envolverá a verificação do número de aminopeptidases e di e tripeptidases que podem ser detectadas através de eletroforese em gel de amido, estabelecer a preferência por substratos de cada uma destas enzimas, a distribuição das mesmas nos diferentes estágios do desenvolvimento ontogenético, sua distribuição nos tecidos de machos e fêmeas adultos, detectar possíveis diferenças nos padrões entre os sexos e o possível significado destas. Além disso, constitui objetivo central a confirmação de dados preliminares deste laboratório indicando a existência de variantes eletroforéticas geneticamente determinadas. A caracterização destes novos marcadores será muito útil para os nossos estudos a respeito da estrutura sociogenética das colônias desta espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)