Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia, estrutura sociogenetica intranidal e estrutura genetica populacional de trypoxylon (trypargilum) aurifrons shuckard, 1837 (hymenoptera sphecidae).

Processo: 04/02389-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Del Lama
Beneficiário:Mariana Marchi Santoni
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Razão sexual   Estruturas genéticas   Variação genética

Resumo

Fêmeas de vespas do gênero Trypoxylon (Sphecidae) aprovisionam seus ninhos de forma massal com aranhas paralizadas. Algumas espécies constroem ninhos de barro, enquanto outras utilizam-se de cavidades pré-existentes, nas quais formam células subdivididas por partições de barro. Relatos dão conta de que os machos de algumas espécies do subgênero Trypargilum desempenham o papel de guarda do ninho, ajudando ainda na sua construção e forrageamento. Este comportamento só lhe traz benefícios se lhe garante a paternidade da prole feminina. Neste estudo, dados sobre a biologia (razão sexual, investimento parental, parasitismo, verificação da ocorrência do comportamento de guarda, entre outros) serão obtidos e associados ao parentesco intranidal e à estrutura genética das populações de Trypoxylon aurifrons. Para a realização deste trabalho, ninhos-armadilhas feitos a partir de gomos de bambu de diversos tamanhos e diâmetros serão utilizados como forma de amostragem dos ninhos desta espécie. Os adultos emergidos destes ninhos, em laboratório, serão analisados através de eletroforese em gel de amido para a detecção de polimorfismos bioquímicos. Com tais marcadores genéticos, a estrutura sociogenética dos ninhos (incluindo o parentesco genético) e a estrutura genética de duas populações (São Carlos e Araras, SP) serão determinadas. Estes achados serão interpretados segundo modelos propostos para a origem e manutenção de sistemas sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIBATA, L.; SANTONI, M. M.; OLIVEIRA E SILVA, V; DEL LAMA, M. A. Nesting Biology, Sexual Dimorphism, and Populational Morphometric Variation in Podium denticulatum F. Smith, 1856 (Hymenoptera: Sphecidae). Sociobiology, v. 67, n. 4, p. 572-583, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.