Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo adensado e poda apical drástica, associados ao uso de cobertura do solo com filme plástico, visando a concentração da produção da cultura do tomateiro, em Ilha Solteira (SP)

Processo: 01/14228-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Max José de Araujo Faria Junior
Beneficiário:Julio Cesar Bogiani
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Plasticultura   Ambiência   Ambiente protegido

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência da aplicação de luz na faixa do vermelho-extremo, em mudas de meloeiro, na redução da emissão de brotação lateral das plantas, bem como estudar o uso de cobertura plástica do solo no desenvolvimento e produtividade do melão rendilhado, híbrido Nero. Serão estudadas três condições de tratamento de mudas (IT - fotoperíodo natural, como testemunha; IVE - fotoperíodo natural, mais 20 minutos de irradiação, ao final do fotoperíodo, com luz na faixa do vermelho-extremo; IV+VE - fotoperíodo natural, mais 20 minutos de irradiação, ao final do fotoperíodo, com luz na faixa do vermelho, substituído pelo vermelho-extremo, uma semana antes do transplantio) e duas condições de cobertura do solo (mulch plástico vermelho e solo nu) adotando-se o delineamento em parcelas subdivididas. Serão realizadas avalições de crescimento e agronômicas, e de microclima. (AU)