Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação independente da aplicação com dados volumétricos processados na GPU

Processo: 08/51041-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Wu Shin-Ting
Beneficiário:Harlen Costa Batagelo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Computação gráfica   Hardware gráfico

Resumo

O estilo de interação de manipulação direta 3D tem sido largamente empregado em Computação Gráfica, para prover ferramentas intuitivas de seleção de modelos geométricos e posicionamento acurado (snapping) guiado por dispositivos apontadores. Em geral, essas ferramentas exigem computações dependentes das representações dos modelos armazenados pela aplicação em um banco de dados na memória do sistema. Com o uso das atuais GPUs (Graphics Processing Units), tais modelos, convertidos em primitivas compatíveis com a arquitetura da placa gráfica, podem ter sua geometria modificada arbitrariamente no fluxo de visualização. Dessa forma, o usuário pode visualizar uma geometria cuja forma final não corresponde aquela da geometria original na memória do sistema. Como o processamento para interação é realizado na CPU, essas modificações ocorridas na GPU são desprezadas, o que pode ser indesejável. Na tese de doutorado do proponente, foi proposta um arquitetura de interação 3D que utiliza a própria GPU para calcular, para cada píxel da geometria visualizada, atributos geométricos suficientes para tarefas de seleção e posicionamento acurado. Dessa forma, as modificações de primitivas ocorridas no fluxo de visualização são levadas em consideração, e a existência do banco de dados da cena na CPU torna-se desnecessária uma vez que o processamento é realizado com relação às primitivas enviadas a memória de vídeo. Motivados pela necessidade de realizar tais interações com imagens médicas processadas na GPU, propomos neste projeto expandir as funcionalidades desta arquitetura de modo a trabalhar com dados volumétricos e assim prover mecanismos de interação eficientes com tais dados visualizados como isossuperficies, rendering direto de voxels, ou combinação de ambos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIN-TING, WU; YASUDA, CLARISSA LIN; CENDES, FERNANDO. Interactive Curvilinear Reformatting in Native Space. IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS, v. 18, n. 2, p. 299-308, FEB 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.