Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de um produto simbiótico a base de extratos de soja e yacon sobre a população de bifidobactérias intestinais e resposta imune local em adultos idosos

Processo: 07/55331-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Elizeu Antonio Rossi
Beneficiário:Marla Simone Jovenasso Manzoni
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Microbioma gastrointestinal   Yacon   Alimentos funcionais   Bifidobacterium   Imunidade

Resumo

Com o progresso da medicina e nutrição, a expectativa de vida tem aumentado, gerando novos desafios. Esse quadro traz enormes implicações para a sociedade, considerando-se que os adultos idosos apresentam-se mais suscetíveis a infecções e outras patologias, as quais estariam vinculadas às alterações biológicas normais do envelhecimento, mas também a mudanças na resposta imune destes indivíduos. Neste contexto, o equilíbrio bacteriano intestinal parece passar por modificações, tais como redução ou mudanças das espécies de bifidobactérias residentes, o que implicaria em declínio da resposta imune. Desta forma, os alimentos funcionais, representados em parte pelos probióticos e prebióticos, constituem estratégias atrativas para a redução das mudanças desfavoráveis da microbiota intestinal em indivíduos idosos. Em adição, o yacon, um tubérculo originário da cordilheira dos Andes, vem sendo considerado como uma nova fonte potencial de prebiótico para a indústria de alimentos e suplementos dietéticos. Frente ao exposto, parece-nos justificável o desenvolvimento de um alimento funcional, utilizando extratos aquosos de soja e de yacon (substrato prebiótico) e microrganismos probióticos da espécie Bifidobacterium. O produto simbiótico será direcionado à população de adultos idosos, visando preservar ou melhorar a saúde e bem-estar através da relação microbiota e imunidade intestinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOVENASSO MANZONI, MARLA SIMONE; ROSSI, ELIZEU ANTONIO; PAULY-SILVEIRA, NADIEGE DOURADO; PINTO, ROSELI APARECIDA; ROSELINO, MARIANA NOUGALLI; CARLOS, IRACILDA ZEPPONE; QUILLES, MARCELA BASSI; DE ABREU GLORIA, MARIA BEATRIZ; UMBELINO CAVALLINI, DANIELA CARDOSO. Consumption effect of a synbiotic beverage made from soy and yacon extracts containing Bifidobacterium animalis ssp lactis BB-12 on the intestinal polyamine concentrations in elderly individuals. Food Research International, v. 99, n. 1, p. 495-500, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.