Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da alimentação sobre o transporte de oxigênio pelo sangue na cascavel, Crotalus durissus terrificus

Processo: 04/03760-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Denis Otavio Vieira de Andrade
Beneficiário:Rafael Parelli Bovo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/08296-6 - Fisiologia e energética da alimentação em serpentes, AP.JP
Assunto(s):Serpentes   Crotalus durissus terrificus   Alimentação   Digestão

Resumo

Muitas serpentes exibem uma substancial elevação da taxa metabólica durante a digestão do alimento, o que demanda a ocorrência de ajustes na taxa de transporte de oxigênio. Uma das formas através das quais as taxas de transporte de oxigênio pode ser alterada é através de modificações transitórias nas propriedades do sangue associadas ao transporte deste gás. Desta forma, o presente estudo pretende investigar os potenciais efeitos da alimentação sob as propriedades do sangue associadas ao transporte de oxigênio na cascavel (Crotalus durissus terrificus). Mais especificamente, serão construídas curvas de dissociação de oxigênio para o sangue de cascavéis em jejum e após a alimentação (24, 48 horas e 5 dias, após a ingestão do alimento). Ademais, fatores proximais que potencialmente afetam o transporte de oxigênio também serão investigados (e.g., concentração de hemoglobina e fosfatos orgânicos, e efeitos de alterações do pH). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOVO, RAFAEL P.; FUGA, ADRIANA; MICHELI-CAMPBELL, MARIANA A.; CARVALHO, JOSE E.; ANDRADE, DENIS V. Blood oxygen affinity increases during digestion in the South American rattlesnake, Crotalus durissus terrificus. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 186, p. 75-82, AUG 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.