Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem, Sequenciamento, Expressão recombinante e obtenção da estrutura tridimensional da laminarinase e da quitinase digestivas de larvas de Tenebrio molitor (Coleoptera)

Processo: 03/12980-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 20 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Clelia Ferreira Terra
Beneficiário:Fernando Ariel Genta
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11938-5 - A digestão nos insetos: uma abordagem molecular, celular, fisiológica e evolutiva, AP.TEM
Assunto(s):Quitinase

Resumo

Beta-glucanases são pouco estudadas em insetos e em animais em geral, pois até há pouco tempo imaginava-se que elas só eram produzidas por microorganismos simbiontes. Também pouco conhecidas são as quitinases digestivas. Pretendemos clonar, seqüênciar e expressar essas enzimas presentes no tubo digestivo do coleoptera Tenebrio molitor, praga de cereais estocados. Essas enzimas expressas serão usadas para aprofundar os conhecimentos sobre o sítio ativo dessas enzimas (inclusive o papel de cada sub-sítio) através de mutações sítio-dirigidas. Ênfase será dada na determinação da estrutura tridimensional dessas enzimas, dentro do projeto SmolBNet da FAPESP. Cristalizações deverão ser feitas na ausência e na presença de substratos e inibidores, para melhor entendimento das interações que ocorrem no sítio ativo. (AU)