Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da reprodutibilidade de parâmetros no domínio da freqüência do sinal EMG utilizados na determinação do limiar de fadiga eletromiográfico.

Processo: 08/11639-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Beatriz Sanches Geres
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Biomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecânica | eletromiografia | Fadiga Muscular Localizada | Músculo Quadríceps Femoral | Biomecânica

Resumo

Encontra-se na literatura especializada, várias definições e interpretações relacionadas ao fenômeno da fadiga muscular. Especificamente no contexto da biomecânica observam-se estudos que se ocupam em desenvolver metodologias para a obtenção de índices capazes de predizer a condição muscular de um sujeito durante a execução de um exercício. A correlação dos parâmetros temporais do sinal EMG com o tempo de duração do exercício, através de regressão linear, configura um dos índices mais utilizados para identificação da fadiga muscular localizada e configura a base para a determinação do Limiar de Fadiga Eletromiográfico (LFE). Uma simples análise do Coeficiente de Inclinação dos ajustes possibilita inferências em relação à instalação do processo de fadiga no músculo monitorado. Poucos são os estudos que se ocupam em discutir métodos baseados em parâmetros de freqüência do sinal EMG para a determinação do LFE. Porém, existe consenso quanto ao seu potencial para operacionalização desta aplicação. Neste contexto, o objetivo geral do presente estudo reside na análise da reprodutibilidade de parâmetros de freqüência do sinal EMG utilizados na caracterização da fadiga muscular localizada. Esta análise, de maneira ampla, será operacionalizada por meio da observação do comportamento da densidade espectral de potência do sinal EMG e, também, de suas componentes isoladas, no intuito de identificar aquelas que apresentam maior sensibilidade como indicador da fadiga muscular localizada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CRISTIANO ROCHA; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; BRIANI, RONALDO VALDIR; PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; FERRARI, DEISI; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. TEST-RETEST RELIABILITY OF ELECTROMYOGRAPHIC SIGNAL PARAMETERS USED TO EVALUATE NEUROMUSCULAR FATIGUE IN QUADRICEPS FEMORIS MUSCLE. KINESIOLOGY, v. 48, n. 2, p. 174-181, . (08/11639-4)
DA SILVA, CRISTIANO ROCHA; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; ARAGAO, FERNANDO AMANCIO; FERRARI, DEISI; ALVES, NERI; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. INFLUENCE OF NEUROMUSCULAR FATIGUE ON CO-CONTRACTION BETWEEN VASTUS MEDIALIS AND VASTUS LATERALIS DURING ISOMETRIC CONTRACTIONS. KINESIOLOGY, v. 46, n. 2, p. 179-185, . (08/11639-4)
CRISTIANO ROCHA DA SILVA; BEATRIZ SANCHES GERES; HELOYSE ULIAM KURIKI; RÚBEN DE FARIA NEGRÃO FILHO; NERI ALVES; FÁBIO MÍCOLIS DE AZEVEDO. Análise da reprodutibilidade de parâmetros no domínio da frequência do sinal EMG utilizados na caracterização da fadiga muscular localizada. Motriz: rev. educ. fis., v. 18, n. 3, p. 456-464, . (08/11639-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.