Busca avançada
Ano de início
Entree

Peso ao nascer e o câncer infantil: estudo da correlação entre o peso ao nascimento e o desenvolvimento de leucemias, linfoma não-Hodgkin, Tumor de Wilms, hepatoblastoma e o estabelecimento da importância da via do IGF-2

Processo: 09/51873-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Pinho Franco
Beneficiário:Marina Rangel de Almeida e Silva
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Câncer infantil   Peso ao nascer

Resumo

Durante as últimas duas décadas estudos epidemiológicos identificaram uma significante associação entre o peso ao nascimento e o desenvolvimento de determinados tipos de câncer. Embora tenha sido amplamente relatado a importância do peso ao nascer como um fator de risco no desenvolvimento do câncer infantil, os mecanismos envolvidos neste efeito permanecem desconhecidos. Na tentativa de elucidar esses mecanismos, algumas hipóteses têm sido investigadas na literatura. Vários estudos têm demonstrado a importância dos componentes da via do IGFs (Fatores de crescimento semelhante à insulina) no desenvolvimento do câncer e também em anomalias ocorridas durante o desenvolvimento fetal. A constatação de alterações significativas nessa via proporcionaria o estabelecimento do elo que faltava entre as alterações ocorridas na vida pré-natal e a carcinogeneses observada na infância e adolescência. Considerando que fenômenos ocorridos durante a vida fetal podem influenciar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer infantil, propomo-nos a avaliar o peso ao nascer de crianças e adolescentes portadores de leucemias agudas, tumor de Wilms, linfoma não-Hodgkin e hepatoblastoma assistidos no Instituto de Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (IOP - UNIFESP). Para melhor compreender os mecanismos envolvidos na carcinogênese dessa população, será explorado neste projeto a contribuição relativa do IGF-II, bem como o envolvimento de polimorfismos ocorridos nessa via. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RANGEL, MARINA; CYPRIANO, MONICA; DE MARTINO LEE, MARIA LUCIA; VERCILLO LUISI, FLAVIO AUGUSTO; PETRILLI, ANTONIO SERGIO; LOUZADA STRUFALDI, MARIA WANY; PINHO FRANCO, MARIA DO CARMO. Leukemia, non-Hodgkin's lymphoma, and Wilms tumor in childhood: the role of birth weight. EUROPEAN JOURNAL OF PEDIATRICS, v. 169, n. 7, p. 875-881, JUL 2010. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.