Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlatos Biomecânicos e Funcionais Associados ao Hemicorpo Contra-lateral na Técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva no Paciente com Polineuropatia Desmielinizante Associada à Doença de Charcot Marie Tooth.

Processo: 07/03285-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:João Eduardo de Araujo
Beneficiário:Paula Caltabiano Meningroni
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Desmielinização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Charcot Marie Tooth | desmielinizacao | fisioterapia | Pnf | Fisioterapia Neurofuncional

Resumo

A doença de Charcot Marie Tooth é uma polineuropatia desmielinizante autossômica dominante. A síndrome fibular, com atrofia muscular de severidade variável, gerada por uma redução na velocidade de condução do nervo é uma das alterações funcionais características desta patologia. A inaptidão funcional do portador tende a aumentar com tempo da doença. Entre os métodos fisioterapêuticos mais comumente utilizados na neurologia, podemos citar a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP). No entanto, apesar das evidências clínicas, evidências científicas que comprovam a eficácia dessa forma de tratamento são limitadas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo avançar com o conhecimento da reabilitação do MI parético, pós polineuropatia desmielinizante, através das técnicas de FNP. Participarão deste estudo pacientes portadores da doença de Charcot Marie Tooth com alterações funcionais em MI. Os critérios de admissão no estudo incluirão: boa cognição, ausência de bloqueios articulares, capacidade de deambulação com e sem auxílio. Os critérios de exclusão incluirão: arritmias cardíacas, hipertensão arterial descontrolada, problemas cardiovasculares e respiratórios graves. O uso de medicamentos próprios ao tratamento da patologia serão aceitos. Os sujeitos admitidos serão dispostos em um único grupo de tratamento por técnicas de FNP. A avaliação antecederá no início do tratamento. Reavaliações serão realizadas a cada 12 sessões até o término do protocolo. Os pacientes serão estimulados em uma freqüência de 3 dias por semana, durante quatro semanas. As diagonais de FNP utilizadas levarão em consideração a funcionalidade de outros segmentos, que não sejam os MI, em cada paciente. A funcionalidade do MI será avaliada pelas escalas Berg Balance Scale e Rivermead Mobility Index. A análise da marcha será realizada pelo teste dos 10 metros e pelo Timed Up & Go Test, ambos documentados por filmagem. Para quantificar a resposta de ativação muscular, pré e pós-terapia por PNF, será realizada uma análise eletromiográfica de superfície, através de eletrodos nos pontos motores dos músculos: íliopsoas e tibial anterior. A análise estatística será realizada através do teste em t de Student para a comparação dos dados pré e pós-terapia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKADA, CAROLINA S.; MENINGRONI, PAULA C.; SILVA FERREIRA, ANA CLAUDIA; HATA, LUCIANA; FUZARO, AMANDA C.; MARQUES JUNIOR, WILSON; DE ARAUJO, JOAO EDUARDO. Ipsilateral proprioceptive neuromuscular facilitation patterns improve overflow and reduce foot drop in patients with demyelinating polyneuropathy. JOURNAL OF EXERCISE REHABILITATION, v. 14, n. 3, p. 503-508, . (07/03285-5, 07/05803-3, 11/10017-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.