Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao do polimorfismo c677t do gene metilenotetrahidrofolato redutase (mthfr) como fator de risco materno para a sindrome de down.

Processo: 05/60883-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Erika Cristina Pavarino
Beneficiário:Geisa Colebrusco de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Folato   Síndrome de Down

Resumo

A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do 21, é a cromossomopatia mais freqüente na espécie humana, atribuída em 95% dos casos à trissomia livre do cromossomo 21 resultante da não-disjunção meiótica. As translocações cromossômicas estão presentes em aproximadamente 5% dos casos e cerca de 1% dos pacientes apresenta mosaicismo. Várias hipóteses já foram levantadas para tentar explicar a etiologia da não-disjunção cromossômica na espécie humana. Mais recentemente, a hipometilação do DNA centromérico como conseqüência do metabolismo anormal do folato tem sido relacionada à segregação cromossômica anormal e estudos apontam para polimorfismos em genes envolvidos neste metabolismo como fatores de risco matemos para a SD. Baseado nas evidências de que o metabolismo anormal do folato pode levar à hipometilação do DNA e conseqüente segregação cromossômica anormal e considerando a importância do conhecimento das bases moleculares da síndrome de Down, este projeto tem o objetivo de investigar o polimorfismo C677T no gene Metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) em mães de pacientes com SD, visando identificar possíveis fatores de risco para a síndrome. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BISELLI, J. M.; GOLONI-BERTOLLO, E. M.; ZAMPIERI, B. L.; HADDAD, R.; EBERLIN, M. N.; PAVARINO-BERTELLI, E. C. Genetic polymorphisms involved in folate metabolism and elevated plasma concentrations of homocysteine: maternal risk factors for Down syndrome in Brazil. Genetics and Molecular Research, v. 7, n. 1 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.