Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de marcadores microssatélites para mapeamento genético

Processo: 07/04373-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marinês Bastianel
Beneficiário:Christiano Gregio Guimarães
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Mapeamento genético   Marcador molecular   Repetições de microssatélites   Citrus   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

Os desafios ao melhoramento com estratégias tradicionais em plantas lenhosas e perenes são grandes e impõem a agregação de novas ferramentas no estudo da variabilidade e da herança a fatores bióticos. Marcadores moleculares têm se tornando uma importante ferramenta em programas de melhoramento genético de citros via hibridação controlada, sendo utilizados na caracterização genética de parentais, identificação de híbridos, mapeamento genético e localização de QTL. Mapas de ligação com marcadores moleculares, em função do grau de saturação obtido, são de particular importância no estudo de herança da resistência a doenças em citros. Marcadores co-dominantes, como os marcadores microssatélites ou Single Sequence Repeats-SSR podem ser usados como âncoras para combinar mapas de ligação obtidos em diferentes laboratórios ou com diferentes populações, gerando assim um mapa genético que melhor represente a estrutura e organização dos diferentes grupos de ligação. O objetivo do presente estudo é estabelecer e validar marcadores moleculares SSR baseados em informações de seqüenciamento de ESTs (CitEST) para construção de mapas genéticos de citros.