Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de elementos fibrilares do estroma prostático de gerbilos associados a lesões microinvasivas

Processo: 07/00467-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Silvana Gisele Pegorin de Campos
Beneficiário:Bianca Facchim Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Próstata   Neoplasias

Resumo

As dificuldades na obtenção de material humano para estudos do desenvolvimento de tumores prostáticos são muito grandes, pois esta questão entra em confronto com a ética médica. Assim, tem-se gerado grande quantidade de investigações sobre a indução experimental de tumores na próstata de roedores de laboratório. O modelo de carcinogênese prostática induzida por N-nitroso-N-metiluréia associada a andrógeno em ratos e gerbilos tem emergido como valorosa ferramenta biológica para acompanhamento da carcinogênese prostática. Após 3 meses de tratamento, gerbilos adultos apresentam incidência elevada de neoplasia intra-epitelial e alguns focos microinvasivos, principalmente na próstata ventral. Embora essas lesões tenham sido bem descritas morfológica e ultraestruturalmente, pouco é mencionado a respeito do papel dos elementos celulares e fibrilares do estroma prostático no estabelecimento dos processos microinvasivos. Partindo de dados na literatura a respeito do papel ativo dos componentes estromais em controlar o potencial invasivo de células cancerosas, o presente trabalho visa avaliar a distribuição de elementos fibrilares do estroma prostático de gerbilos em sítios de lesões microinvasivas. Tal análise será de grande valia para melhor compreender a evolução carcinogênica não somente no gerbilo, mas também em outros modelos animais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, BIANCA F.; ZANETONI, CRISTIANI; SCARANO, WELLERSON R.; GOES, REJANE M.; VILAMAIOR, PATRICIA S. L.; TABOGA, SEBASTIAO R.; CAMPOS, SILVANA G. P. Prostate carcinogenesis induced by N-methyl-N-nitrosourea (mnu) in gerbils: Histopathological diagnosis and potential invasiveness mediated by extracellular matrix components. Experimental and Molecular Pathology, v. 88, n. 1, p. 96-106, FEB 2010. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.