Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de efeito de interacao e distribuicao de tamanhos em sistemas de nanoparticulas magneticas e sua relacao com a natureza da matriz.

Processo: 03/00702-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Marcelo Knobel
Beneficiário:Wallace de Castro Nunes
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/08649-6 - Estudo de sistemas com forte correlação magnética e eletrônica, AP.TEM
Assunto(s):Nanocristais   Magnetismo   Superparamagnetismo   Histerese

Resumo

A necessidade de se criar novas tecnologias e aumentar a capacidade de armazenamento de informação tem exigido cada vez mais o conhecimento das propriedades fundamentais dos sistemas de nanoparticulas magnéticas. Apesar do enorme esforço, muitas propriedades destes sistemas ainda não são bem compreendidas devido à complexidade inerente da nanoestrutura. O presente plano de trabalho tem por finalidade um estudo sistemático dos efeitos de interação e distribuição de tamanhos de grãos nas propriedades térmicas, magnéticas e transporte de sistemas de nanoparticulas. Este estudo abrangerá sistemas com diferentes tipos de matrizes (diferentes interações), como os granulares de co-cu produzidos por melt-spinning (dipolar e RKKY); filmes finos de CO-SIO2, FE-SIO2 E NI-SIO2 produzidos por sputtering (dipolar); sistemas nanocristalinos brandos, finemet, produzidos por melt-spinning (dipolar e de troca); e ainda nanopartícuias controladas sintetizadas via química úmida, nas quais pode-se ter um controle do tamanho e distância entre grãos. (AU)