Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da salinidade no desenvolvimento embrionário do camarão de água doce Macrobrachium acanthurus (Caridea: Palaemonidae)

Processo: 09/14993-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Giovana Bertini
Beneficiário:Bianca Fukuda
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Registro. Registro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56131-0 - Dinâmica populacional dos camarões de água doce (família Palaemonidae) na região do Vale do Ribeira (SP), AP.JP
Assunto(s):Salinidade   Vale do Ribeira (SP)   Embriologia   Caridea   Palaemonidae   Carcinocultura

Resumo

O estudo do desenvolvimento embrionário das espécies de decápodos com interesse econômico é de grande importância para o reconhecimento do período de incubação e das características morfológicas que o embrião apresenta durante esta fase, o que podem auxiliar nos programas de cultivo dessas espécies. Assim, o presente trabalho visa caracterizar o desenvolvimento embrionário do camarão de água doce M. acanthurus enfocando a descrição das mudanças morfológicas que definem os estágios embrionários em cada dia do período de incubação e a influência de diferentes níveis de salinidade no tamanho e volume dos ovos, no tamanho do náuplius embrionizado e no teor de água dos ovos. As fêmeas ovígeras serão obtidas em laboratório e submetidas a três experimentos, o primeiro será a descrição das mudanças morfológicas durante o desenvolvimento embrionário, para isto diariamente será retirada uma amostra de ovos e fixados em Bouin alcoólico; os outros experimentos o delineamento experimental será em blocos casualizados, com 4 tratamentos (níveis de salinidade: 0ppm, 10ppm, 17ppm e 25ppm), 3 blocos e 2 parcelas (fêmeas ovígeras) por tratamento em cada bloco, consistindo num total de 24 parcelas. Em cada tratamento será retirada uma amostra de ovos para a análise do tamanho e volume dos ovos, tamanho do náuplius embrionizado e teor de água dos ovos. Sendo assim, os resultados obtidos com este projeto irão fornecer dados importantes sobre o desenvolvimento embrionário de M. acanthurus os quais poderão servir de subsídios para projetos de cultivo dessa espécie de grande interesse econômico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUKUDA, BIANCA; BERTINI, GIOVANA; FERREIRA DE ALMEIDA, LUIS CARLOS. Effect of salinity on the embryonic development of Macrobrachium acanthurus (Decapoda: Palaemonidae). INVERTEBRATE REPRODUCTION & DEVELOPMENT, v. 61, n. 1, p. 1-8, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.