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Ensino e aprendizagem de conteudos curriculares procedimentais de lingua portuguesa no ensino fundamental

Processo: 08/57384-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Amili Martins Ellaro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Análise de contingências   Livro didático   Avaliação física e funcional   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental

Resumo

As diretrizes explicitadas pela Secretaria de Educação Básica/MEC estabelecem os conteúdos curriculares procedimentais como uma das modalidades de conteúdo curricular. Tais conteúdos designam conjuntos ordenados de ações direcionados para a obtenção de um dado objetivo. Embora a literatura acuse ausência de conhecimentos consolidados para orientar atividades de produção e de avaliação de tais conteúdos, bem como relativa ambiguidade na especificação de medidas comportamentais correspondentes a tais conteúdos, tal modalidade encontra-se expressa em parcela significativa dos objetivos preconizados por tais diretrizes e nos descritores que definem os repertórios prioritários para avaliação institucional de aprendizagem da Educação Básica. Fundamentado no modelo analítico comportamental, em particular, em recursos derivados da teoria da coerência de topografia de controle de estímulo e no modelo de espaço de contingência, este projeto objetiva investigar condições que poderiam melhor qualificar ações profissionais de professores no ensino de conteúdos curriculares de Língua Portuguesa nas séries que compõem o terceiro (5ª. e 6ª. séries) e o quarto (7ª. e 8ª. séries) ciclos do Ensino Fundamental. Dois conjuntos de condições foram planejados. Pretende-se identificar e descrever as orientações didáticas preconizadas por coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com ênfase nas práticas de ensino e nas medidas comportamentais de aprendizagem progressiva dos conteúdos curriculares procedimentais priorizados nas respectivas publicações. Em seguida, pretende-se avaliar se um conjunto planejado de interações com os professores poderia contribuir, tanto para aquisição de repertórios descritivos, pelos professores, de possíveis relações de funcionalidade entre as práticas de ensino e as propriedades dos repertórios dos alunos nas interações, em sala de aula, que definem o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares procedimentais de Língua Portuguesa, quanto para a produção de repertórios de ensino consistentes com tais repertórios descritivos. (AU)