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Ensino e aprendizagem de conteudos curriculares procedimentais de lingua portuguesa nas series iniciais da educacao basica

Processo: 08/57385-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Nathália Sabaine Cippola
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Livro didático   Avaliação física e funcional   Ensino e aprendizagem   Análise de contingências

Resumo

As diretrizes explicitadas pela Secretaria de Educação Básica/MEC estabelecem os conteúdos procedimentais como uma modalidade de conteúdo curricular. Tais conteúdos designam conjuntos ordenados de ações direcionados para a obtenção de um dado objetivo. Embora a literatura acuse ausência de conhecimentos consolidados para orientar atividades adequadas de produção e de avaliação de conteúdos procedimentais, tal modalidade encontra-se expressa em parcela dos objetivos preconizados por tais diretrizes, bem como nos descritores que definem, os repertórios prioritários para avaliação de aprendizagem da Educação Básica. Fundamentado no modelo analítico comportamental, em particular, em recursos derivados da teoria da coerência de topografia de controle de estímulo e no modelo de espaço de contingência, este projeto objetiva investigar condições que poderiam melhor qualificar ações profissionais de professores da Educação Básica no ensino de conteúdos curriculares procedimentais de Língua Portuguesa nas séries iniciais. Essas fundamentações caracterizam expansões nas investigações conduzidas pelo grupo de pesquisa coordenado pelo orientador proponente desta solicitação. Dois conjuntos de condições foram planejados. Pretende-se, inicialmente, identificar e descrever as orientações didáticas que definem as diretrizes expressas por coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com ênfase nas práticas de ensino e nas medidas comportamentais de aprendizagem progressiva dos conteúdos curriculares procedimentais priorizados nas respectivas publicações. Em seguida, pretende-se avaliar se um conjunto planejado de interações com os professores poderia contribuir, tanto para aquisição de repertórios descritivos, pelos professores, de possíveis relações de funcionalidade entre as práticas de ensino e as propriedades dos repertórios dos alunos nas interações, em sala de aula, que definem o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares procedimentais de Língua Portuguesa, quanto para a produção de repertórios de ensino consistentes com tais repertórios descritivos. (AU)