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Práticas educativas e processos comportamentais no âmbito da Alfabetização Científica: análises metodológicas experimentais

Processo: 03/05669-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Ana Paula Araujo Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Literacia científica   Ensino fundamental

Resumo

Pretende-se investigar contribuições da pesquisa acadêmica sobre processos comportamentais relacionados com aprendizagem relacional e formação de conceitos (relações de equivalência) para o planejamento de práticas educativas no ensino de ciências no 1º. ciclo do ensino público fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Ciências Naturais preconizam a importância de determinadas habilidades no contexto do ensino de ciências para esta fase. Por sua vez, o significativo acervo de pesquisas acadêmicas sobre aprendizagem de relações arbitrárias entre eventos e emergência de relações de equivalência apontam: a) reduzida participação de professores das séries iniciais do ensino fundamental no delineamento das condições experimentais implementadas nas pesquisas; b) ausência de estudos que relacionem implicações das características e das propriedades dos desempenhos exibidos pelos participantes nessas pesquisas para a interação com os conteúdos regulares do ensino de ciências nesta fase de escolarização. Pretende-se avaliar, através de observações da interação professor-alunos em aulas de ciências, de entrevistas com os professores, da interação do professor com aplicativos utilizados nestas pesquisas e da exposição dos respectivos alunos com tais aplicativos se aproximações planejadas entre a pesquisa acadêmica em controle de estímulos e o contexto escolar de ensino de ciências poderiam proporcionar condições para o aperfeiçoamento de práticas educativas dos professores. (AU)