Busca avançada
Ano de início
Entree

Analises experimentais e metodologicas de variaveis de procedimento na emergencia de classes de estimulos equivalentes por criancas com necessidades educativas especiais.

Processo: 00/00951-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Ivy Gonçalves de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Condicionamento (psicologia)   Ensino fundamental

Resumo

A necessidade de estudos sobre efeitos de variáveis de procedimento na emergência de relações equivajentes, justifica-se pela importância destes fenômenos para a compreensão de repertórios relacionados com a formação de conceitos arbitrários, processos de categorização e de transferência de relações de significado. Pesquisadores do E.K. Shriver Center (Boston) sugerem que dificuldades na emergência destas relações equivalentes refletem incoerências nas topografias de controle de estímulo estabelecidas pelas contingências de treino e teste. Pesquisadores da Universidade de Kansas (EUA) sugerem que tais dificuldades poderiam ser função da estrutura de treino, sendo que a estrutura na qual os nódulos exercem função de estímulos, de escolha (CaN) proporcionam, em maior densidade, o treino das habilidades discriminativas exigidas pelas contingências de teste. Pretende-se avaliar se resultados positivos nos testes de relações equivalentes seriam obtidos com maior regularidade após a exposição à estrutura CaN, tanto com a adoção do blocked trial procedure, quanto do blank comparison matching-to-sample, para estabelecimento da linha de base. São propostos quatro experimentos, com a utilização do procedimento de matching-to-sample simultâneo e a participação de crianças do ensino público fundamental com dificuldades no acompanhamento do currículo regular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: