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Avaliação de linguagem oral em crianças da primeira a quarta série

Processo: 06/55851-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Bruna Tonietti Trevisan
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/11767-9 - Desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação neuropsicológica, AP.JP
Assunto(s):Linguagem oral   Instrumentos de avaliação   Avaliação neuropsicológica   Ensino fundamental

Resumo

O desenvolvimento e a aplicação de procedimentos de diagnóstico fazem parte da avaliação neuropsicológica. Uma das áreas tradicionalmente avaliadas pela neuropsicologia é a linguagem oral que, se comprometida em crianças, pode levar a prejuízos permanentes não somente nas habilidade diretamente relacionadas a ela, mas também na escolarização formal. A linguagem inclui diversas habilidades, como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. A detecção precoce de distúrbios de linguagem possibilita introduzir intervenções, diminuindo a severidade de problemas futuros. Logo, é essencial desenvolver, validar e normatizar instrumentos para tal avaliação. Este estudo objetiva fornecer dados de precisão e evidências de validade de instrumentos de avaliação de linguagem oral, abordando as habilidades de vocabulário expressivo, receptivo, nomeação de figuras, repetição de palavras e pseudopalavras, discriminação auditiva, consciência fonológica e sintática, controlando o efeito da inteligência não-verbal. Serão avaliados 400 crianças da 1ª à 4ª série de uma escola pública, nos seguintes instrumentos: Teste de Vocabulário por imagem Peabody, Teste de Nomeação, Teste de repetição de Palavras e Pseudopalavras, Teste de Discriminação Auditiva, prova de Consciência Sintática, Prova de Consciência Fonológica e Matrizes Progressivas Coloridas da Raven. Será verificada a precisão dos instrumentos, bem como conduzidas análises de covariância do efeito de série escolar e de idade, e análise de correlação entre os escores. (AU)