Resumo
O desenvolvimento e a aplicação de procedimentos de diagnóstico fazem parte da avaliação neuropsicológica. Uma das áreas tradicionalmente avaliadas pela neuropsicologia é a linguagem oral que, se comprometida em crianças, pode levar a prejuízos permanentes não somente nas habilidade diretamente relacionadas a ela, mas também na escolarização formal. A linguagem inclui diversas habilidades, como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. A detecção precoce de distúrbios de linguagem possibilita introduzir intervenções, diminuindo a severidade de problemas futuros. Logo, é essencial desenvolver, validar e normatizar instrumentos para tal avaliação. Este estudo objetiva fornecer dados de precisão e evidências de validade de instrumentos de avaliação de linguagem oral, abordando as habilidades de vocabulário expressivo, receptivo, nomeação de figuras, repetição de palavras e pseudopalavras, discriminação auditiva, consciência fonológica e sintática, controlando o efeito da inteligência não-verbal. Serão avaliados 400 crianças da 1ª à 4ª série de uma escola pública, nos seguintes instrumentos: Teste de Vocabulário por imagem Peabody, Teste de Nomeação, Teste de repetição de Palavras e Pseudopalavras, Teste de Discriminação Auditiva, prova de Consciência Sintática, Prova de Consciência Fonológica e Matrizes Progressivas Coloridas da Raven. Será verificada a precisão dos instrumentos, bem como conduzidas análises de covariância do efeito de série escolar e de idade, e análise de correlação entre os escores. (AU)
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