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A revelação diagnóstica na Doença de Alzheimer: influência da escolaridade sobre a atitude de cuidadores familiares

Processo: 04/15871-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ricardo Nitrini
Beneficiário:Marta Maria Shimizu
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioética   Doença de Alzheimer   Escolaridade

Resumo

A população mundial tem passado por um processo de envelhecimento responsável pelo aumento da prevalência de doenças crônicas, como a doença de Alzheimer (DA). Assim, têm se tornado importantes as questões éticas envolvidas nesta doença, que afeta não apenas a qualidade de vida dos pacientes, mas também a dos indivíduos que os cercam. Por se tratar de uma doença degenerativa e de prognóstico reservado, a revelação do diagnóstico é um tema polêmico para as famílias. No presente estudo, propõe-se a análise da influência que o grau de escolaridade exerce sobre o conhecimento do diagnóstico de DA e das suas implicações para cuidadores familiares, através de questionário específico. (AU)

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