Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento espacial do controle biológico da broca da cana-de-açucar (Diatraea saccharalis) por meio de vespas (Cotesia flavipes)

Processo: 08/04091-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Márcio Cardim
Beneficiário:Luiz Carlos Pereira Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Krigagem   Variabilidade espacial   Semivariograma   Controle biológico   Geoprocessamento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo do comportamento espacial da broca da cana-de-açucar (Diatraea saccharalis), mediante aplicação de métodos geoestatísticos. Serão coletadas, amostras de infestação da broca da cana-de-açucar em vários pontos de um campo experimental, em diversos estágios de plantio (cana nova, cana média e cana adulta). Será realizado um controle biológico da broca da cana, por meio de vespas (Cotesia flavipes) criadas em laboratório, pela empresa Genecana e Bioenergia do Brasil. A coleta de amostras será repetida após períodos pré-estabelecidos, de soltura das vespas. Será verificada a dependência espacial das amostras com o intuito de caracterizar e determinar classes de regiões com taxas de incidência da broca da cana-de-açucar, em cada uma das coletas realizadas. Em seguida serão confeccionados os mapas de isolinhas e os mapas de superfície, que uma vez verificada a dependência espacial, fornecerão uma classificação da região em estudo, levando em consideração a variabilidade espacial natural existente entre as amostras. Os mapas possibilitarão verificar se houve diminuição do ataque da broca da cana-de-açucar, após utilização do controle biológico, permitindo aos profissionais que atuam no campo tomar decisões que venham a contribuir para um melhor planejamento na condução da cultura.