Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração do sinal hipocampal no lúpus eritematoso sistêmico

Processo: 09/16785-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Simone Appenzeller
Beneficiário:Aline Tamires Lapa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/02917-0 - Determinação de marcadores séricos e do líquor associados a alterações estruturais e funcionais do sistema nervoso central no lúpus eritematoso sistêmico, AP.JP
Assunto(s):Lúpus eritematoso sistêmico   Ressonância magnética   Reumatologia   Hipocampo

Resumo

O lupus eritematoso sistemico (LES) e uma doenca autoimune. O envolvimento do sistema nervoso central ocorre em ate 70% dos casos, sendo o disturbio cognitivo uma das principais manifestacoes. O objetivo deste trabalho e avaliar a alteracao do sinal e do volume hipocampal em pacientes com LES e correlacionar os achados coma presenca de disturbios cognitivos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPA, ALINE TAMIRES; APPENZELLER, SIMONE; BERTOLO, MANOEL B. Schistosoma mansoni infection: an immune complex disease presenting with polyarthritis. RHEUMATOLOGY INTERNATIONAL, v. 33, n. 5, p. 1341-1343, MAY 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.