Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de consumo de potencia e acabamento superficial na usinagem de madeiras em processos de torneamento e lixamento.

Processo: 02/11752-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Marcos Tadeu Tibúrcio Gonçalves
Beneficiário:Hugo Heiji Kamikihara
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Torneamento   Lixamento   Madeira   Bambu   Usinagem

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo, analisar o desempenho de usinagem em operações de torneamento cilíndrico, torneamento de perfis (cilíndrico e cônico) e lixamento, bem como o acabamento superficial obtido nas quatro operações, usinando-se peças de madeira de reflorestamento das espécies Eucalyptus grandis, Eucalyptus citriodora e bambu da espécie Dendrocalamus giganteus, produzidas a partir de ripas aplainadas e coladas, denominadas "plybamboo". Os processos de usinagem a serem empregados são descritos como: torneamento cilíndrico em cabeçote com 4 ferramentas; torneamento de perfis cilíndrico e cônico em cabeçotes distintos, para usinagem de topo das amostras; lixamento em lixadeira dupla de cinta Para cada condição de ensaio, com parâmetros pré-estabelecidos (rotação, velocidade de alimentação, geometria das ferramentas de corte e granulometria das lixas), serão efetuadas as seguintes medições: consumo de potência, desgaste das ferramentas, rugosidade e ondulações geradas nas superfícies usinadas. As ferramentas de corte serão confeccionadas em aço rápido e metal duro. A partir da análise dos resultados obtidos, pretende-se definir as interações entre os parâmetros que proporcionam bom desempenho de corte aliado as melhores condições de acabamento das superfícies usinadas e, para estas condições realizar ensaios de desgaste das ferramentas de aço rápido, metal duro e das lixas de diferentes granulometrias. (AU)