Busca avançada
Ano de início
Entree

"efeito do tipo e do tempo de fotoativação na dureza superficial e grau de conversão de compósitos a base de metacrilato e silorano polimerizados em longa distância"

Processo: 09/15290-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Flávio Henrique Baggio Aguiar
Beneficiário:Tamires Caetano
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Polimerização   Grau de conversão   Resinas compostas   Dentística   Microdureza

Resumo

Objetivos: Avaliar, in vitro, o efeito do tipo e tempo de fotoativação microdureza Knoop (KHN) e no grau de conversão (DC) de compósitos a base de metacrilato e silorano polimerizados em longa distância. Materiais e métodos: Serão avaliadas as resinas compostas micro-híbridas Filtek Z250 e Filtek LS, três aparelhos fotoativadores (LED de 2ª geração - BluePhase 16i; LED de 3ª geração - Ultra-Lume LED 5 e lâmpada halógena - XL 3000) e três tempos de fotoativação (20s, 40s e 60s). Serão confeccionados 90 corpos de prova (18 grupos, n=5) em matrizes de teflon individualizadas, os quais serão fotoativados a 8mm do incremento. Após 48 horas, realizar-se-á os testes de KMH e DC nas superfícies de topo e base dos corpos de prova. Os dados serão analisados através dos testes ANOVA/Tukey (±=5%).