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Avaliação neuropsicológica da atenção no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos

Processo: 05/02173-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Mario Rodrigues Louzã Neto
Beneficiário:Luciane Lorencetti Lunardi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste na dificuldade para gerenciar adequadamente a atenção, o controle do impulso e o nível de atividade motora. A maneira como esses sintomas se manifestam muda no decorrer do desenvolvimento do indivíduo, no entanto, permanecem na vida adulta. O objetivo desta pesquisa é investigar as alterações neuropsicológicas relacionadas à atenção no TDAH. A atenção é um dos fatores predominantes que persiste nestes sujeitos e a incapacidade de sua sustentação é uma de suas principais queixas. A atenção será avaliada por meio de uma bateria de testes neuropsicológicos composta pelo Conners’ Continuous Performance Test II, o Stroop Test, o Trail Making Test A e B e o subteste Digit Span do WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale). A amostra será constituída por indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos, em acompanhamento ambulatorial no PRODATH – Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – FMUSP, que preencham os critérios do DSM-IV e de Wender-Utah para TDAH. A hipótese deste estudo é a de que uma melhora significativa dos déficits atencionais nestes sujeitos poderá ser observada através da avaliação neuropsicológica após o uso do metilfenidato. Para isso, os testes serão reaplicados na mesma amostra com um intervalo de três meses desde a primeira aplicação.

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