Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão da proteína maspin na Queilite Actínica

Processo: 04/07821-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marília Trierveiler Martins
Beneficiário:Alexandra Fontes da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinoma de células escamosas   Neoplasias de cabeça e pescoço   Queilite   Imuno-histoquímica

Resumo

A queilite actínica é uma lesão cancerizável encontrada mais freqüentemente em lábio inferior e é considerada por alguns autores como um estágio que precede o aparecimento de um carcinoma epidermóide. O carcinoma de boca representa 3% de todos os casos de câncer, sendo o lábio o sítio mais comumente acometido. A proteína maspin é uma serino-proteinase com função supressora de tumor, com ação anti-metástase e antiinvasão. Encontrada primeiramente em células epiteliais de tecido mamário saudável, tem sido pesquisada em tecidos neoplásicos de diferences origens. As pesquisas feitas com maspin tentam uma correlação entre seu nível de expressão e os níveis de atipia e malignidade dos tecidos, com um possível uso na determinação do prognóstico de pacientes. O objetivo deste trabalho é analisar a presença e distribuição da proteína, através da técnica de imunoistoquímica, na queilite actínica, estudando os diferentes graus de atipia epitelial que podem se apresentar e comparar os achados aos do carcinoma epidermóide de lábio relacionado à queilite actínica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONTES, ALEXANDRA; DE SOUSA, SUZANA M.; DOS SANTOS, ELISA; MARTINS, MARILIA T. The severity of epithelial dysplasia is associated with loss of maspin expression in actinic cheilitis. JOURNAL OF CUTANEOUS PATHOLOGY, v. 36, n. 11, p. 1151-1156, NOV 2009. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.