Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de um gênero do discurso: o caso da dissertação escolar

Processo: 08/51424-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Arnaldo Cortina
Beneficiário:Rafael Henrique Palomino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Dissertação   Redação   Gêneros textuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bakhtin | Genero Escolar | Generos Do Discurso | Redacao Escolar

Resumo

Pretendemos, com este projeto, realizar uma análise de redações escolares que identifique as estratégias enunciativas por trás delas, e compreenda como as condições de produção levaram à sua elaboração. Nosso intento é, com isso, caracterizar o gênero do discurso que fornece as orientações para a organização da redação escolar, na sua modalidade dissertativa. Como ele se configura? De que modo conduz a produção de texto do aluno? Qual a relação entre os gêneros que se exercitam em sala de aula e os problemas mais comuns que se verificam nas dissertações escolares? São questões deste tipo as que pretendemos responder. Para fazê-lo, valer-nos-emos da concepção linguística de Bakhtin, segundo a qual todo enunciado pertence a um gênero emanante de uma situação sócio-histórica, e insere-se numa cadeia dialógica. Trabalharemos ainda com outros autores, cuja obra tenha uma proximidade (explícita ou possível) com a de Bakhtin. As redações a serem analisadas serão produzidas por alunos que já tenham concluído, ou estejam concluindo, o Ensino Médio em escola pública. A modalidade de texto com que trabalharemos será a dissertação por sereia a mais exigida nos exames vestibulares e, conseqüentemente, a mais exercitada no Ensino Médio e cursos pré-vestibulares. Entendemos o gênero discursivo como uma orientação para o comportamento comunicativo, tomada por um falante que visa à realização dos intentos de seu ato de fala numa dada situação (tanto imediata quanto histórica). Por isso, vemos a compreensão dos gêneros realizados na redação escolar como uma contribuição valiosa para as discussões sobre ensino e aprendizado de língua escrita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)