Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo pré-clínico da ação da fototerapia com laser em baixa intensidade (FTLBI) na prevenção e reabilitação da mucosite quimioinduzida em hamsters

Processo: 09/10254-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcia Martins Marques
Beneficiário:Talita Christine Camilo Lopez
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estomatite   Neoplasias bucais   Reabilitação bucal   Fototerapia   Terapia a laser de baixa intensidade   Diodo laser   Modelos animais

Resumo

A mucosite bucal é uma complicação comum no tratamento do câncer e o desenvolvimento de intervenções efetivas para sua prevenção e tratamento são vistos como alta prioridade nos cuidados de suporte ao paciente oncológico. A fototerapia com laser em baixa intensidade (FTLBI) por seus efeitos antiinflamatórios poderia ser de valia para estes pacientes. O objetivo do presente estudo será investigar o efeito preventivo e terapêutico do laser em baixa intensidade em mucosite oral induzida por 5-FU em hamsters. Serão utilizados 96 hamsters separados aleatoriamente em 4 grupos: Grupo Controle (sem nenhum tratamento), Grupo Preventivo (laser de D-5 a D+5); Grupo Terapêutico (laser de D+5 a D+15) e Grupo Conjugado (Preventivo + Terapêutico - laser de D-5 a D+15). Todos os animais receberão injeção intraperitoneal de 5-FU nos dias 0 e 2 e nos dias 3 e 4 a mucosa jugal direita de todos será arranhada. Os parâmetros de irradiação serão os seguintes: laser de ArGaAlP (vermelho visível-660 nm), área do feixe de 0,042cm2, 40 mW de potência, fluência de 10 J/cm2, em 6 pontos, no modo contato, 6 segundos/ponto. As irradiações serão realizadas uma vez por dia, em número dependente do grupo experimental. Fotografias clínicas das mucosas de todos os animais serão obtidas diariamente. Nos dias 0, 5, 10 e 15 seis animais de cada grupo serão sacrificados, pesados e a mucosa jugal será removida para análise histopatológica. As fotografias clínicas e as correspondentes secções histológicas serão classificadas por um examinador de forma cega em escores de zero a 3 de acordo com Lima et al., 2005. Essas análises serão realizadas em 2 momentos distintos com intervalo de 1 semana para testar a replicabilidade intraexaminador. Após a confirmação desta replicabilidade pela análise Kappa, os escores histológicos e clínicos observados nos vários dias, serão utilizados para a construção de tabelas de contingência com a aplicação do teste qui-quadrado ou exato de Fisher a fim de verificar possíveis associações entre os escores e os dias de observação para os quatro grupos. Para os dados de peso, será verificada a normalidade e aplicado um procedimento de análise da variância considerando os efeitos principais de grupos e dias. Para as comparações múltiplas, serão utilizados os testes de Tukey ou de Dunn. Em todos os testes, será utilizado o nível de significância de 5% ou o p-valor correspondente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Laser biostimulation  
Efeito bioestimulador do laser 
Efeito bioestimulador do laser 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILO LOPEZ, TALITA CHRISTINE; MARTINS, MANOELA DOMINGUES; SANTOS PAVESI, VANESSA CHRISTINA; FERREIRA, LEILA SOARES; BUSSADORI, SANDRA KALIL; MOREIRA, MARIA STELLA; MARQUES, MARCIA MARTINS. Effect of laser phototherapy in the prevention and treatment of chemo-induced mucositis in hamsters. Brazilian Oral Research, v. 27, n. 4, p. 342-348, Jul. 2013. Citações Web of Science: 10.
TALITA CHRISTINE CAMILO LOPEZ; MANOELA DOMINGUES MARTINS; VANESSA CHRISTINA SANTOS PAVESI; LEILA SOARES FERREIRA; SANDRA KALIL BUSSADORI; MARIA STELLA MOREIRA; MÁRCIA MARTINS MARQUES. Effect of laser phototherapy in the prevention and treatment of chemo-induced mucositis in hamsters. Brazilian Oral Research, n. ahead, p. 00-00, Jun. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.